O Município do Cazombo capital da Província do Moxico Leste, ganhou hoje um novo Parque Fotovoltaico que foi inaugurado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na presença do governador da província do Moxico Leste, Crispiniano Dos Santos, e do secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos.
O acto de inauguração, de cariz simbólico, reveste-se de grande importância para os habitantes desta região leste do país, que recebem uma infraestrutura de cariz fundamental.
O parque solar fotovoltaico do Cazombo vai providenciar energia eléctrica em mais de 136 mil pessoas, com energia limpa, barata e amiga do ambiente, com uma potência de 25,4 MWp, contando ainda com uma potência de armazenamento de 75,264 MWh e cerca de 40.320 painéis solares.
É uma infraestrutura robusta e moderna que vai evitar a emissão de 37.000 toneladas de CO2 por ano, poupando cerca de 9.700.000 litros de combustível anualmente, poupando os cofres do Estado na ordem dos 4,5 mil milhões de Kz por ano.
Este projecto, agora entregue aos habitantes do Moxico Leste, insere-se num pacote de parques solares que estão a ser erguidos no leste de Angola, com obras em curso nas províncias do Bié, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Moxico Leste, no total de 60 localidades. O ambicioso projecto do Governo de Angola pretende levar electricidade à casa de mais de 1 milhão de habitantes da região leste, mudando, de forma clara e inequívoca, o modo de vida dos mesmos.
O parque solar do Cazombo é um activo que agrega desenvolvimento à província do Moxico Leste, visto que leva consigo, para além de luz, desenvolvimento sustentável para as comunidades, aumentado os bens e serviços à disposição das mesmas, fomentando outros sectores e atraindo investimentos, dando maior dignidade aos cidadãos.
O acesso ao emprego irá conhecer diferenças notórias, sendo que será possível a criação de novos negócios, com a criação de factores propícios para o empreendedorismo, com a atração directa de investimentos o que, em última análise, aumentam a necessidade de empregabilidade, com ganhos evidentes para os habitantes da região.
Este programa que está a levar a cabo a construção de sistemas elétricos na região leste de Angola, com a criação de parques solares, onde se insere o parque solar hoje entregue no Cazombo, reveste-se como prioritário para o Executivo angolano, indo ao encontro dos objetivos estratégicos do Governo, que passam, em grande medida, por melhorar as condições de vida dos angolanos.