Uma delegação do Ministério da Administração do Território (MAT), do Ministério da Saúde (MINSA) e de empresas construtoras constatou, nesta segunda-feira, no município de Cazombo, capital da região do Moxico Leste, os espaços destinados à implementação e ao arranque das obras de construção do Hospital Geral de Cazombo e do Hospital de Campanha.
Durante a visita, o Vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Camilo Sapula, informou que a instalação dos hospitais está prevista para o início de 2026. O projecto visa reforçar os serviços de saúde enquanto avançam os preparativos para a edificação do futuro Hospital Geral de Cazombo, que terá capacidade para 100 a 200 camas de internamento, além de diversas valências de apoio presentes nas principais unidades hospitalares do país.
O objectivo principal é garantir maior acesso aos serviços de saúde e assegurar assistência médico-medicamentosa à população, funcionando como solução temporária até à conclusão do Hospital Geral definitivo.
Por sua vez, o Director Nacional do MAT, Rui Lourenço, avançou que os contributos técnicos e logísticos para o Hospital Geral, para o Hospital de Campanha, para o novo aeroporto local e para outras infra-estruturas estão programados para começar em Janeiro de 2026. A equipa técnica trabalha com a meta de colocar estas infra-estruturas em funcionamento até ao primeiro trimestre de 2027.
A delegação multissectorial, integrada por representantes do MAT, MINSA, MARCONS, MITRELI, DAR Angola e MCA, avaliou de forma conjunta os últimos acertos para o início efectivo das obras.