Os habitantes do Cazombo, na província do Moxico Leste, poderão beneficiar-se ainda este mês de energia limpa e amiga do ambiente, proveniente do parque solar recentemente instalado na sede municipal das terras da soberana Nyakatolo Ngambo.
A infraestrutura, uma iniciativa do Executivo angolano através do Ministério da Energia e Águas, encontra-se concluída e na fase final de testes. Neste momento, a energia produzida pelos painéis solares já está a ser integrada na rede eléctrica do Cazombo.
As ligações domiciliárias estão igualmente em fase de conclusão e, de forma gradual, os postos de transformação começam a ser ligados, sobretudo na sede municipal e nas localidades circunvizinhas. Do bairro Tchavuma ao Tchissamba, e do Tchipoia ao Txinamani, a população aguarda, com expectativa, a entrada em funcionamento de um dos maiores investimentos realizados até ao momento na mais recente província criada no âmbito da nova divisão político-administrativa do país.
Do ponto de vista técnico, o projecto de construção do parque solar teve início em Fevereiro deste ano e dispõe de uma potência instalada de 25,4 MWp, com capacidade de armazenamento de 75,264 MWh, suportada por um total de 40.320 painéis solares.
A central permitirá evitar a emissão de 37.000 toneladas de CO₂ por ano, poupando cerca de 9.700.000 litros de combustível anuais, o que se traduz numa redução de custos para o Estado estimada em 4,5 mil milhões de kwanzas por ano.
O parque fotovoltaico do Cazombo garantirá energia eléctrica para aproximadamente 136 mil habitantes, levando este bem essencial a milhares de lares, promovendo dignidade e respondendo aos anseios das comunidades locais.
Esta infraestrutura não leva apenas energia ao Moxico Leste. Leva igualmente desenvolvimento económico e social, facilita o acesso a bens e serviços, estimula o investimento, promove o surgimento de novos negócios, gera oportunidades de emprego e contribui para a melhoria das condições de vida das populações.
Importa recordar que este parque solar faz parte de um conjunto de projectos inserido no programa de electrificação de 60 localidades, abarcando as províncias do Bié, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Moxico Leste. No total, o programa levará energia eléctrica a mais de 1 milhão de habitantes da região leste de Angola, com várias obras em curso.
Moxico Leste – União, Trabalho e Desenvolvimento
GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DO MOXICO LESTE