O Governador Provincial do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, apelou aos cidadãos e aos diversos segmentos da sociedade civil da província para a necessidade de preservar, valorizar e proteger os bens públicos colocados à disposição das populações pelo Executivo Angolano, com vista à melhoria das suas condições de vida e bem-estar.
Crispiniano dos Santos falava à margem de uma mega marcha de repúdio contra a vandalização de bens públicos, realizada na cidade de Cazombo, numa altura em que se registam vários actos socialmente condenáveis que prejudicam o desenvolvimento das comunidades. Na ocasião, apelou ao reforço da vigilância e da denúncia de indivíduos envolvidos em práticas que atentam contra o património colectivo.
Na sequência da sua intervenção, o Governador afirmou que todos os cidadãos devem assumir-se como guardiões dos bens públicos, destacando que os investimentos realizados pelo Governo para melhorar as condições de vida das populações têm sido alvo de actos de vandalismo, comprometendo o desenvolvimento de uma província jovem e com inúmeras necessidades ainda por suprir.
Por sua vez, as igrejas, organizações juvenis, instituições de ensino, partidos políticos e representantes da sociedade civil presentes no acto comprometeram-se a disseminar a mensagem de preservação do património público em todos os municípios, bairros e comunidades da província, reforçando que o desenvolvimento harmonioso do Moxico Leste depende do envolvimento e da participação de todos.
Entre os bens que merecem especial protecção, destacam-se os hospitais, os sistemas de abastecimento de água, os parques fotovoltaicos, os grupos geradores, as estradas e demais infra-estruturas públicas.